La expresión del valor de la competitividad en la formación físico-deportiva del fútbol escolar
- Abel Merino Orozco 1
- Alfredo Berbegal Vázquez 2
- Ana Arraiz Pérez 2
- Fernando Sabirón Sierra 2
-
1
Universidad de Burgos
info
-
2
Universidad de Zaragoza
info
ISSN: 0104-754X
Year of publication: 2022
Issue: 28
Type: Article
More publications in: Movimento: revista da Escola de Educação Física
Metrics
JCR (Journal Impact Factor)
- Year 2022
- Journal Impact Factor: 0.6
- Journal Impact Factor without self cites: 0.5
- Article influence score: 0.129
- Best Quartile: Q4
- Area: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH Quartile: Q4 Rank in area: 253/269 (Ranking edition: SSCI)
- Area: SOCIAL SCIENCES, INTERDISCIPLINARY Quartile: Q4 Rank in area: 96/110 (Ranking edition: SSCI)
SCImago Journal Rank
- Year 2022
- SJR Journal Impact: 0.233
- Best Quartile: Q3
- Area: Education Quartile: Q3 Rank in area: 1001/1438
CIRC
- Social Sciences: B
Scopus CiteScore
- Year 2022
- CiteScore of the Journal : 0.8
- Area: Education Percentile: 26
Journal Citation Indicator (JCI)
- Year 2022
- Journal Citation Indicator (JCI): 0.21
- Best Quartile: Q3
- Area: SOCIAL SCIENCES, INTERDISCIPLINARY Quartile: Q3 Rank in area: 172/265
- Area: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH Quartile: Q4 Rank in area: 614/742
Abstract
A competitividade é geralmente considerada um valor inerente à sociedade em que vivemos e pode ser deliberadamente promovida nos esportes escolares. O objetivo deste estudo é conhecer as expressões competitivas que isso implica no futebol escolar, por meio da observação participante, como reflexo do valor educacional da atividade. Dez equipes são acompanhadas durante dois anos letivos. A análise dos resultados mostra que existem contradições entre a promoção da aprendizagem desportiva em condições justas e os resultados desportivos, que dependem das aptidões e capacidades individuais. As crianças capitalizam a rivalidade como necessidade de vencer o adversário, o que gera paradoxos entre os apriorismos do esporte escolar, socialização e seu aprendizado. Este estudo conclui com a necessidade de promover a sensibilização educacional para uma aprendizagem pedagogicamente desejável em cumplicidade com a participação das famílias e dos agentes formadores.
Bibliographic References
- ALLEN, Georgia; VELIJA, Philippa; DODDS, Jenna. ‘We just thought everyone else is going so we might as well’: middle-class parenting and franchised baby/toddler swimming. Leisure Studies, v. 40, n. 2, p. 169-182, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/02614367.2020.1820555
- ANGROSINO, Michael. Etnografía y observación participante en Investigación Cualitativa. Madrid: Morata, 2012.
- ADLER, Patricia A.; ADLER, Peter. Observation Techniques. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994. p.376-392.
- BANKS, Marcus. Los datos visuales en la investigación cualitativa. Madrid: Ediciones Morata, 2010.
- BARBERO, José Ignacio. En torno a la concepción idealista del deporte educativo. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 15, p. 43-54,1992.
- BENILDE, Katherine Daniela; MUJICA, Nicolás Ricardo; TORO, Sergio. El fútbol de barrio como proceso educativo no formal: un estudio de casos en la ciudad de Valdivia, Chile. Movimento, v. 22, n. 4, p. 1209-1222, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.59835.
- BEZUGLOV, Eduard Nikolayevich et al. Prevalence of relative age effect in Russian soccer: the role of chronological age and performance. International Journal Of Environmental Research and Public Health, v. 16, n. 21, p. 4055, 2019. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph16214055.
- BOURDIEU, Pierre. Sociología y cultura. México: Editorial Grijalbo, 1990.
- BUCETA, José María. Mi hijo es el mejor, y además es mi hijo: manual de cabecera para padres de deportistas jóvenes. Madrid: Dykinson, 2015.
- CASTEJÓN, Francisco Javier. Deporte escolar y competición. In: HERNÁNDEZ, Antonia Irene; MARTÍNEZ, Luis Fernando; ÁGUILA, Cornelio (Coord.). El deporte escolar en la sociedad contemporánea. Almería: Universidad de Almería, 2008. p. 159-177.
- CHUMPITAZ, José Francisco; CHUMPITAZ, Graciela Helena Raiza; AGUILAR, Claudia Emili. La inversión económica en categorías menores y su impacto en el rendimiento del futbol peruano en competiciones internacionales. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, v. 8, n. SpeE2, 2021.
- CRUZ, Jaume; BOIXADÓS, Mercè; TORREGROSA, Miquel; MIMBRERO, Jordi. ¿Existe un deporte educativo?: papel de las competiciones deportivas en el proceso de socialización del niño. Revista de Psicología del Deporte, v. 4, p. 111-132, 1996.
- DURÁN-LLIVISACA, Christian Leonardo et al. Evaluación de capacidades físicas básicas en edades tempranas orientada a la iniciación deportiva. Revisión literaria. Polo del Conocimiento: Revista científico-profesional, v. 5, n. 11, p. 277-296, 2020.
- FOUCAULT, Paul-Michel. Vigilar y castigar: nacimiento de la prisión. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2003.
- GALAK, Eduardo. Educar los cuerpos al servicio de la política: cultura física, higienismo y raza en Argentina y Brasil. Buenos Aires. Biblos/Universidad Nacional de Avellaneda, 2016.
- GARCÍA, Sandra; RODRÍGUEZ, Andrés; GARZÓN, Alexandra. Conceptualización de inteligencia táctica en fútbol: consideraciones para el desarrollo de un instrumente de evaluación en campo desde las funciones ejecutivas. Cuadernos de Psicología del Deporte, v.11, n. 1, p. 69-78, 2011.
- GARCÍA-NAVEIRA, Alejo; REMOR, Eduardo. Motivación de logro, indicadores de competitividad y rendimiento en un equipo de jugadores de fútbol de competición varones entre 14 y 24 años. Universitas Psychologica, v. 10, n. 2, p. 477-487, 2011.
- GARCÍA-NAVEIRA, Alejo; RUIZ-BARQUÍN, Roberto; ORTÍN, Francisco J. Optimismo y competitividad en jóvenes atletas de rendimiento. Revista Latinoamericana de Psicología, v. 47, n. 2, p. 124-135, 2015.
- GLASER, Barney G; STRAUSS, Anselm L. The discovery of Grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine, 1967.
- GUZZO, Gabriel. El fútbol como espectáculo: el carácter panóptico de su transmisión televisiva. Dixit, v. 20, p. 4-17, 2014.
- HOFSTEDE, Gert Jan; DE CALUWE, León; PETERS, Vincent. Why simulation games work-in search of the active substance: a synthesis. Simulation and Gaming, v. 41, n. 6, p. 824-843, 2010.
- HUIZINGA, Johan. Homo ludens. 3. ed. Madrid: Alianza, 2012.
- IBAÑEZ, Mario; CAMACHO, Pablo; MARTÍN, Alberto. El fútbol como recurso educativo en el deporte formativo de la provincia de Sevilla. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, v. 43, p. 488-494, 2022. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89491.
- KRAHENBÜHL, Tathyane; SOUZA, Nilva Pessoa de; GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; LEONARDO, Lucas. Competição de base e a formação de jovens atletas na perspectiva de treinadores de elite no handebol. Pensar a prática, v. 22, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53089.
- LAPRESA, Daniel; ARANA, Javier; GARZÓN, Belén; EGÜÉN, Román; AMATRIA, Mario. Adaptando la competición en la iniciación al fútbol: estudio comparativo de las modalidades de fútbol 3 y fútbol 5 en categoría prebenjamín. Apunts. Educación Física y deporte, v. 101, p. 43-56, 2010.
- LEVEY, Hilary. Playing to win: raising children in a competitive culture. Berkeley: University of California, 2013.
- LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José. A avaliação de competições esportivas de jovens: definição de categorias e aplicações ao handebol. Movimento, v. 24, n. 3, p. 875-888, 2018a. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.83620
- LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José. Study on youth handball regulations: a documental analysis on the mandatory use of individual defensive system in under -12 and under-14 competitions. Journal of Physical Education, v. 29, p. e2952, 2018b.
- LOWE, Sid. Miedo y asco en La Liga. Madrid: Léeme, 2014.
- MARINI, Enrico. Las redes sociales como estrategia comunicativa en la espectacularización del deporte el caso del fútbol de masas en España, Italia e Inglaterra. Dissertação (Doutorado) - Universidad Complutense de Madrid, 2018.
- MERINO; Abel; ARRAIZ, Ana; SABIRÓN, Fernando. La adherencia del entorno familiar en el fútbol prebenjamín: un estudio de caso. Revista iberoamericana de psicología del ejercicio y el deporte, v. 12, n. 1, p. 139-148, 2017.
- MERINO, Abel; BERBEGAL, Alfredo; ARRAIZ, Ana; SABIRÓN, Fernando. School institutionalisation in the pedagogical allegory of initiation to football: a case study in La Rioja, Spain. Education 3-13, v. 9, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/03004279.2021.1983629
- MERINO, Abel; SABIRÓN, Fernando; ARRAIZ, Ana. Análisis del escenario de competición en fútbol prebenjamín: Un estudio de caso. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, v. 28, p. 26-32, 2015.
- MILES, A. Michael; HUBERMAN, Matthew B. Analyse des données qualitatives. 2. ed. Paris: De Boeck Université, 2003.
- MOREIRA, María Verónica.; HIJÓS, Nemesia. Clubes deportivos, fútbol y mercantilización los casos de Boca Juniors e Independiente en la Argentina. Question, v. 37, p. 149-162, 2013.
- PANZERI, Dante. Fútbol: dinámica de lo impensado. 2. ed. Madrid: Capitán Swing, 2011.
- REMOR, Eduardo. Propuesta de un cuestionario breve para la evaluación de la competitividad en el ámbito deportivo: Competitividad-10. Revista de Psicología del Deporte, v. 16, n. 2, p. 167-183, 2007.
- RICHARDS, Lyn. Handling qualitative data: a practical guide. London: Sage, 2015.
- SABIRÓN, Fernando. Métodos de investigación etnográfica en Ciencias Sociales. Zaragoza: Mira, 2006.
- SERRA, Jaime; GARCÍA, Luis María; CALDERÓN, Antonio. Tactical domain-specific knowledge in young soccer players aged 8-12. Apunts Educación Física y Deportes, v. 122, p. 36–43, 2015.DOI: https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2015/4).122.04.
- STRACCIOLINI, Andrea; LEVEY, Hilary; CASCIANO, Rebecca; HOWELL, David; SUGIMOTO, Dai; MICHELI, Lyle, J. The relative age effect on youth sports injuries. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 48, n.6, p.1068-1074, 2016.
- TAYLOR, Steven J.; BOGDAN, Robert. Introducción a los métodos cualitativos en investigación: la búsqueda de significados. Buenos Aires: Paidós, 1986.
- TORAL, Gotzon; GARCÍA, Irene; VICENTE, Ángel. Dejad que los niños y las niñas jueguen (Entrenamiento integral y comunicación positiva). Bilbao: Diputación Foral de Bizkaia, 2004.
- TORREBADELLA, Xavier. Pensament pedagògic avançat: anàlisis genealògiques. In: ESCOLA D'ESTIU. Genealogía de la educación física y deporte escolar en España. Una crítica ideológica a través de Foucault. Barcelona: GREPPS, 2019. v. 1, p. 1-37.
- VALDEMOROS, María Ángeles. Los valores en el ocio físico-deportivo: análisis y propuestas educativas. Logroño: Universidad de La Rioja, 2010.
- VALENCIANO, Mauro. Reflexions ètiques i pedagògiques sobre el ‘Juga Verd Play’. Temps d'Educació, v. 51, p. 265-282, 2016.
- VARELA, Andrés Felipe; MONROY, Sandra Marcela. Perceptions of a university male team of Pereira (Colombia) about violence in soccer. VIREF-Revista de educación física, v. 5, n. 1, p. 17-69, 2016.
- VEROZ, Rubén; YAGÜE, José María; TABERNERO, Belén. Incidencia de dos modelos de competición de fútbol sobre los valores socio-educativos en prebenjamines. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, v. 28, p. 84-89, 2015.
- WOLCOTT, Harry F. The art of fieldwork. 2. ed. Lanham: AltaMira, 2005.
- WORLD MEDICAL ASSOCIATION. Declaration of Helsinki: Ethical Principles for Medical Research Involving Human Subjects. JAMA, v. 310, n. 20, p. 2191–2194, 2013.